Pedro Pegenaute

54 - Pedro Peganaute (Small)

Onde foi a fotografia tirada?

Em Cornellá (Barcelona, Espanha). O edifício é o novo campo do RCD Español.

Quando foi a fotografia tirada?


Domingo, 2 de Agosto de 2009. Às 20:50h e 32 segundos.

Quais eram as condições do espaço?


A temperatura, como se pode ver pelas roupas das pessoas fotografadas, era quente, ainda que estivesse a anoitecer, estávamos no Verão. A luz é a dos focos que iluminam o terreno de jogo e o som é o de qualquer estádio de futebol, pessoas que naquele momento ainda estavam tranquilas. Nesse dia, estava a fazer fotografias do novo campo de futebol do RCD Español, ao encargo dos arquitectos (Reid FenwickAsociados e Gasulla Arquitectura) e com o motivo da inauguração do espaço. Posteriormente realizei outra sessão com o estádio vazio. A fotografia está tirada desde uma passarela suspensa na cobertura, para a manutenção do edifício e está em cima das bancadas onde se sentam as pessoas. Uma posição privilegiada.

Existem aspectos técnicos acerca da captura desta fotografia que gostaria de apontar?


Poucos aspectos técnicos, na verdade. Câmara na mão, ISO alto mas não muito (800), diafragma 5.6, ao contrário do que deve ser para se conseguir um “grão” fino e uma boa definição, mas do local onde estava a ser tirada a fotografia, não se podia colocar um tripé e interessava-me ter uma velocidade de obturação suficiente para que as pessoas não fossem registadas na imagem em movimento. Estava obrigado a que assim fosse.

O que acha mais interessante nesta imagem?

Agrada-me a composição, o ponto de vista. Sobretudo o facto de que nesta fotografia as pessoas são as protagonistas, as que dão sentido à arquitectura e à fotografia.

Existe algum acontecimento peculiar acerca da captura desta imagem que queira partilhar?

Curiosamente, durante esse fim-de-semana (na verdade, no dia anterior), conheci a mulher com quem me casei, a mãe do meu filho.

Existe algo que estava a tentar comunicar através desta fotografia?


No geral, espero que quando as pessoas vejam as minhas fotografias, sintam algo, se sintam emocionadas, com sugestões, ou seja, que desfrutem ao apreciá-las.


A imagem e entrevista seleccionadas fazem parte do projecto editorial “1 Photo(grapher)”.