Alastair Philip Wiper

unnamed (Medium)

Onde e quando foi tirada esta fotografia?

Esta fotografia foi tirada num armazém no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), Genebra, Suíça, no dia 15 de Maio de 2013, às 10:36.

Como era o ambiente nesse local?

Era sossegado, um pouco poeirento. O dia estava nublado pois havia um grande portão à esquerda da fotografia. Estava um dia nublado e chuvoso lá fora.

Algum aspecto técnico que queira revelar acerca da fotografia?

Usei uma câmara digital e um tripé, e um cabo de disparo do obturador. A luz era aquela disponível no local.

Como conseguiu entrar dentro do local?

Há já algum tempo que estou a desenvolver um projecto pessoal sobre as instalações do CERN, por isso tenho alguns contactos que me permitiram aceder ao espaço.

Já lá tinha estado antes?

APW: Sim, já tinha estado antes no CERN, mas nunca naquele edifício.

Para si, qual é o aspecto mais interessante desta imagem?

O grande objecto circular é uma réplica à escala real de uma parte da “Experiência ATLAS”, um dos detectores de partículas no Grande Colisor de Hádrons, e foi construído para treinar os engenheiros na instalação sobre as diferentes partes do colisor. Não estou muito seguro se foi usado depois da conclusão da construção do detector em 2008. Acabámos por encontrar isto nas traseiras do armazém. Do meu ponto de vista há muitas coisas que acabam por resultar nesta imagem: o carácter divertido e o contraste em ter algo tecnicamente tão avançado reproduzido em madeira; a representação de algo que faz parte da máquina mais avançada que a Humanidade alguma vez construiu, simplesmente colocado nas traseiras de um armazém, esquecido; e a forma como os círculos estão alinhados.


Alastair Philip Wiper é um fotógrafo inglês e vive em Copenhaga.

A imagem e entrevista seleccionadas fazem parte do projecto editorial “1 Photo(grapher)”.

Advertisements